-
Arquitetos: Tad.atelier
- Área: 160 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Lam.weavingspaces, M&A art tiles
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após a conclusão do primeiro projeto em Dalat, há dois anos, fomos contatados novamente para uma nova tarefa: projetar uma casa de fim de semana onde algumas áreas também poderiam ser usadas para administrar o pequeno negócio do cliente. Devido à situação de pandemia, o plano de negócios passou por diferentes mudanças, desde a padaria, o café da livraria e, finalmente, um showroom de roupas de cama.
O terreno é cercado por três muros de contenção de pedra com uma suave inclinação em direção ao vale. Pretendemos aproveitar a topografia existente para reduzir o custo de nivelamento do terreno e, ao mesmo tempo, melhorar a vista dos pisos superiores de forma a apreciar a paisagem do vale. A área apropriada dentro dos limites do planejamento urbano constitui uma das nossas principais estratégias de projeto para maximizar a área útil do terreno. A suíte do proprietário e os quartos de hóspedes estão todos dispostos na parte de trás, enquanto as partes coletivas são colocadas na frente.
A própria arquitetura é um reflexo da coexistência dos opostos: natural versus artificial; Pesado versus Leve; Escuro versus Claro; Sólido versus vazio. Nós nos esforçamos para alcançar esses pares estratégicos por meio da disposição espacial, do material usado, do projeto de iluminação e da combinação de cores. O espaço térreo é concebido como um plano aberto que tem uma extensão da paisagem invadindo o edifício. Os limites obscuros também são considerados cuidadosamente para criar uma sensação de ambiguidade que se configura entre o interior e o exterior.
Ao contrário do material sólido e pesado da fachada, a escada de aço foi concebida como um elemento leve, frágil e flutuante no meio da casa. Além de ser um importante elemento de destaque, a estrutura do pórtico e os degraus de aço perfurados para o sistema de escadas também ajudam a deixar arejada a pequena claraboia e permitir o acesso de luz suave aos espaços abaixo. Além disso, com a integração do espaço da pequena empresa do proprietário, é proposta uma escada externa para que os hóspedes possam ir diretamente para o showroom. A escada segue para o terraço, de onde podemos ter uma vista panorâmica para o vale.
Chamamos o projeto de Jogo dos Opostos, onde diferentes elementos são colocados lado a lado em um todo que basta se complementar e em harmonia que pode trazer riqueza e emoção ao vivenciar a jornada nesta arquitetura.